quarta-feira, 30 de março de 2011

Separação

     Esta aí uma coisa que nunca combina. Só o substantivo já nos dá maus presságios, e o que vêm logo à cabeça são tempos difíceis que nem sempre podem ser bons ou ficar bons. Claro, nem toda separação vai para este rumo.

     Um a receita de separação é um bom planejamento. Em geral, se planeja em ter um local para ficar, o quanto isso irá custar, se terá estrutura para isso e/ou em quanto tempo terá uma boa estrutura. As pessoas separadas mais felizes são aquelas que trocaram uma vida em geral que não via a si próprio, por uma com espelho!

     Por que esse assunto agora? Simples, como eu disse que iria disparar em qualquer lugar que eu estivesse o que está errado ou o que não me parece certo, bem, aqui estou em uma nova cidade, no mesmo Estado Federativo (ainda).

     Deixando de rodeios, estou em Santarém, uma cidade maravilhosa, com praias lindas, umas das melhores cidades no norte do país para se morar, praticamente um paraíso, porém, muitos daqui não vêem desta forma, e querem criar o Estado Federativo do Tapajós, tornando Santarém a Capital deste novo Estado.

     Verdade meus caros, até no paraíso se tem destas coisas, agora, muitas destas mudanças se dão pelo (notoriamente) discurso de certos políticos os quais (logicamente) pretendem uma melhora (própria claro) para a cidade.

     Agora vamos aos fatos. Para se trazer uma melhoria para a cidade, não é preciso muita coisa, basta com que o MUNICÍPIO passe a funcionar sem corrupção e em vez de ver benefícios próprios e leis que mais parecem debatidos com crianças. Depois, políticos eleitos na esfera estadual que pensem pelo pessoal daqui e não com o quê ou quanto ele irá ganhar ao longo do tempo.

     Lembro-me que, quando em Belém, ouvia dizer, por exemplo, que Santarém era o exemplo da inclusão social do Norte, uma cidade modelo em tecnologia. Mas a verdade é pior do que se pensa.

     O que falta em Santarém antes de ela finalmente se libertar do Pará (se é que é este realmente o problema). É um bom planejamento. Antes de tudo, leis e programas ambientais protegendo o que há de mais importante e o que trás dinheiro para a região em baixa temporada, o turismo!

     Incentivos para criação de um centro histórico (não adianta ter turismo e não ter onde ou o com que gastar). Quando se anda pela cidade, não se tem nada que remeta ao que era ou ao que foi. Existem muitos estrangeiros passeando por aqui e o que se quer é o exótico, passamos pela cidade e... Nada! Tudo igual a tão odiada Belém. Horrível, se pensarmos que o australiano vai a Manaus e leva um Cocar para casa, aqui o que ele leva?

     Preços que sejam inteligentes! Na época de internet vocês realmente acham que quem ganha em dólar não sabe quanto ele vale? O Brasil passa a ser uma das primeiras opções de turismo estrangeiro porque o Euro tá mais caro que o Dólar, a Libra Esterlina também, Japão e Índia seguem a tendência do Dólar, quer dizer, um dos poucos países onde o Dólar praticamente duplica de valor é o Brasil! E tem a apelação do exótico.

     Fazer parceria entre as faculdades e a comunidade pescadoras, que são os que dão lucro também. Com o ecossistema que temos é praticamente inconcebível pensar que a China, que é menor, tem menos recursos naturais, consegue fazer a engorda de peixe o ano inteiro, sendo que esse peixe vai desde natural da região quanto tropical! Tecnologias têm para isso e profissionais também.

     Captação de recursos essenciais como internet (é um roubo ter uma internet de 96 kbps por R$ 120,00, parece que estamos indo para trás), saúde entre outras coisas. A cidade simplesmente pára quando são 12 horas, às vezes nem restaurante funciona neste horário, e não se tem um mercado 24 horas.

     Certo, vamos pensar nisso, e vamos colocar saneamento, estrutura de casas (acreditem, existem casas em pedaços no meio da cidade, e com gente morando nelas), luz, água, segurança, e posso pensar em muito mais coisas antes de acabarem todos os meus verbetes. Sem estas coisas, não tem como ter uma melhoria. Lembrando do caso da separação.

     Existem políticos que dizem que querem essa separação para tudo isso poder vir, é MENTIRA! O que vai mudar mesmo é para eles, que os salários irão ficar bem melhor! Vamos lembrar Tocantins, foi o último Estado Federativo a ser criado, e houve anos de planejamento, e para que as coisas dessem certas, foi literalmente construída uma Capital (Palmas). Uma das Capitais que até hoje caminha para um desenvolvimento e olha que o PIB dela é bem melhor que de Santarém, é Macapá, cresceu em ricos e se tornou uma cidade de bandoleiros e colarinhos brancos. Se é que é isso que se quer aqui, está indo pelo caminho certo, caso contrário, é melhor pensar no assunto!

     Claro que o seu amigo Subversivo aqui não é tão mau assim, irei pegar mais informações sobre o assunto para lhe manter bem informado e debatermos sobre os projetos e suas justificativas (que a meu ver, devem ser bem engraçadas no mínimo). Sem mais delongas, sugiro que pensem no assunto e, por favor, debatam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário