sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sujeira nossa!

     Ontem em um canal local, foi divulgado que o estado do Pará é um dos mais sujos, um dos mais perigosos, um dos que tem a taxa de trabalho escravo e analfabetismo mais elevado e por aí vai...

     Pior ainda, estamos no "top five" da coisa! Ainda hoje, estava eu fazendo o meu repouso merecido do trabalho e, fui inventar de ver jornal. Até uns minutos tudo bem, assaltantes que roubaram sacola de piaçava pensando que era outra coisa (bem ouro, só pode!) e foram presos se cagando para levar o saco, bandidos que foram atropelados ao tentar roubar carro que vende controle remoto (o que é? Os caras tem TV´s na casa deles oras - sim, TV's no plural...) e acabaram mergulhando no canal.

     Porém, o que me deixa revoltado é quando vem alguém dizer que a cidade é suja por conta da Prefeitura e do Estado. Não é bem por aí que rola a coisa não...

     A avaliação feita pelos serviços prestados e pelo nível de higiene de seus habitantes e não só pelo que o poder público faz. No Pará, grande parte de sua falta de higiene é culpa nossa enquanto população. Nós (isso me incluindo) ainda não temos a mentalidade de coleta seletiva, não separamos lixo, não fazemos questão de saber os dias e as horas em que o coletor de lixo irá passar.

     Muitos (isso não me incluí) são incapazes de comer um simples bombom e guardar o papel para jogar em um lixo próximo, joga na rua. O que passa para os menores que jogam tudo e qualquer coisa no chão, canal, ônibus, ou o que for...

     Em uma emissora, estava passando uma série de reportagem falando sobre cidades que evoluíram. Em uma delas, apareceu Singapura (é país viu!) e mostrou umas leis que para muitos é absurdo, mas lá é mais do que sério.

     Uma parte que foi enfatizada é que lá é o país das multas, onde se proíbe e punem tudo! Por exemplo, o que é uma prática aqui no Pará (e claro, no Brasil inteiro) de estar apertado e fazer xixi na rua, lá são crimes e a multa é mais do que eu ganho em um mês! Bem como fumar em local proibido, jogar lixo em via publica, cuspir em via publica (é isso mesmo), atravessar fora da faixa de pedestre (eu estava ferrado!), e as punições vão desde multas até pancadas de bambu!

     Resumindo, acho sim que o poder público deveria ter uma política melhor de coleta, e acho também que a população mais do que TUDO deveria se educar mais ao que se diz respeito ao lixo, e ao que me diz respeito, poderia ser feito uma lei que aplicasse multa aos desrespeitadores.

P.s.: Não falo de outros estados por não morar lá, no máximo visito como turista.
Tenho certeza que este problema não é só nosso, mas que se dane o resto quero ver a minha cidade limpa como você! Eu ando sempre de mochila e tudo e qualquer coisa que eu levo e tenho que jogar no lixo, carrego comigo e jogo no lixo de casa, já que os da via publica estão depredados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário