segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Direito do consumidor

     Não sei se alguma vez você já esteve nesta situação, problema com a REDE CELPA, problemas com o telefone fixo, problemas de saúde, problemas com celular... Já?! Então para resolver estes problemas você teve que suar muito a camisa, acredite, eu sei!

     Recentemente estive em uma situação destas que, chega a ser inacreditável! Estava minha família em casa, por volta das 19 horas da noite, quando de repente, um pico de energia aconteceu, nisto, vizinhos na rua chamam meus familiares dizendo que o “poste de energia” estava pegando fogo. Até aí, o que se pode fazer desligar a chave geral e ligar para os bombeiros e para a REDE CELPA. Normal, normal? Em uma cidade que cresceu acelerado, desorganizadamente, onde as casas permanecem próximas aos fios de alta tensão, onde tem de normal nisto? Nem mais em Singapura.

     Ok, isto tudo no sábado e, adivinhem (calma, não teve nenhum homem da capa vermelha com o símbolo da REDE CELPA descendo dos céus ou mesmo o carro que todos durante a infância sonharam vido apagar o principio de fogo) não apareceu ninguém, nem pelo fogo, nem por conta da energia. Normal, mais uma vez pergunto normal uma ova.

     Vamos aos problemas, você é contribuinte, você paga seus impostos, você paga sua energia (que ainda teve um aumento acima da inflação), e espero um atendimento pelo menos que seja bom, tanto um que dependa dos Poderes da Republica (leia-se Município, Estado e União) e um que venha da empresa privada, é mais fácil você parar na Terra do NUNCA do que isso acontecer.

     O bombeiro não tem estruturas o suficiente para conter certos tipos de acidentes, não tem incentivo algum financeiro e/ou social. Instrumentos de trabalho sucateados, falta de planos de cargos e serviços e um bando de outras coisas mais, fazem o trabalho de bombeiro ser exercido por VERDADEIROS heróis. O serviço privado mama nas barbas de um governo corrupto que faz vista grossa para todo e qualquer tipo de mazelas, salve engano, quando toma proporções em escalas televisivas, o que faz denegrir a imagem da empresa, fazendo cair às ações no mercado, fora isso, nada!

     Calma lá, temos a nossa bela e bem traçada LEI DOS CONSUMIDORES, aos quais garantem atendimento em 24 horas para serviços considerados de base (como água e luz), e que com isso, você pode fazer seus direitos valerem correto? Errado mais uma vez. O PROCON no Pará tem um sistema retrógado de SENHAS as quais só são distribuídas uma hora antes do expediente regular, e, após os términos destas senhas, não há mais atendimento no dia, voltando a acontecer este só no dia seguinte. Das empresas que prestam serviços, não se faz valer a LEI que garante que você como cliente, peça a gravação (essa que é anunciada que está acontecendo) do atendimento feita no dia, e isso é LEI, e você pode e deve pedir essa gravação, para caso haja algum problema, você possa usa-la na denuncia. É uma vergonha tudo isso que acontece, e não é só no Pará, e no País como um todo.

     O que acontece é que, por a população ser apática, empresas como estas crescem como vermes, que vão pisoteando nós, brasileiros, como querem. Veja, somos reféns de seus serviços e temos que nos curvar diante a sua soberania, porém, deveríamos lembrar que ninguém ou empresa alguma é mais soberana do que a pátria nossa! Nós somos a soberania!

     Se isto acontece em outro país onde a pessoa se sinta realmente patriarcado, no mínimo, a empresa é depredada isto se, não acontecer coisa pior! Para você que paga seus impostos, o que você espera depois de pagar os impostos mais caros do mundo, é que você possa respirar melhor e ter uma vida tranquila, mas na verdade, você se vê refém dos telefones, da linha de energia, do poder judiciário, do poder publico, do poder da casa civil. Podemos até dizer que nós temos os nossos deveres, mas, para quem cumpri os seus deveres, não deveria poder desfrutar dos seus direitos também?!

     Não temos direito a saúde que se preste, não temos direitos à educação que merecemos, não tem direito a liberdade de se expressar (já que muitas das vezes somos reféns do que fazem nas companhias de telefonia, podemos falar o que queremos, mas, quando eles querem) e por aí vai.

     Por exemplo, alguém já chegou a se perguntar o porquê de não termos um serviço de atendimento unificado? Por que não, temos milhares de órgão regulamentadores, ANAEL, PROCON, PROISTO, PROAQUILO, temos duas entidades que deveriam ser excelência em tecnologia SERPRO e PRODEPA, porque, estas duas gigantes (e elefantes brancos) não se unem e fazem um projeto de unificação deste serviço?

     Para o PROCON seria uma mão na roda, já que cada atendimento gera um número (este que somem milagrosamente quando dá um problema) e no ato de uma reclamação, poderia pesquisar no banco de dados e verificar o que houve e o que foi feito, só aí, já poderia descartar ou não a reclamação, dando mais agilidade aos procedimentos internos e por aí vai...

     As ideias estão por aí, o que falta é cabeça para pensar, motivação e conscientização que uma pessoa que está prestando um serviço para a comunidade tem que servir a nação.

     Uma coisa que me intriga é que, as pessoas que trabalham para estas empresas, como por exemplo, a REDE CELPA, será que elas percebem que um dia ela pode precisar de mim, hoje eu trabalho para o Estado, e um dia, sem eles saberem, pode estar precisando muito de mim, e acreditem, vou lembrar muito destas 56 horas de agonia que eles me fizeram passar...

     Uma pena que não estamos na França antes de sua revolução, eu seria um dos que andaria com uma tocha e uma foice na mão, cortem as cabeças, queimem as suas casas... Revolta à parte, mais, isso tudo é uma vergonha!

     Ao final, voltando a relembrar, este ano é de eleição, vote certo, vote consciente, e tenha em mente que hoje fui eu, amanhã pode ser você!

     Tem reclamação de uma empresa? Reclame aqui!

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