terça-feira, 28 de junho de 2011

O que é ser um servidor?

     Temos as definições estabelecidas em leis e tudo o mais, isso em tese, não só o cidadão mais como o próprio servidor já deve bem saber.

     Como de costume, vamos além, o servidor publico deveria ser de fato um agente voltado para nós, população, destinado a servir como agente facilitador em sua função, desempenhando-a da melhor forma que lhe é cabido. O que acontece na realidade é que eles se atêm ao acaso da estabilidade (essa assegurada justamente para que este sirva bem) e aos seus direitos, e esquece por completo de seus deveres.

     Não vamos muito longe, ainda este mês de Junho de 2011, explodiu a bomba em São Paulo dos médicos que recebiam nosso dinheiro suado e pago a cada coisa que se compra (por, mas barato que seja) e usando o poder publico para enriquecer. Isso não é um fato isolado e nem uma realidade longe dos outros Estados deste país. Todos os dias em noticiários veem caos e calamidades não só no serviço publico, a pilantragem já se espalha para o setor privado.

     Poucos lembram, mas em meu Estado, por exemplo, um dos planos de saúde privados aqui apelidada carinhosamente de HAPMORTE, quase fecha suas portas, por muitas razões, posso destacar que muitos dos “conveniados” eram servidores públicos. Talvez seja por esta lambança de cargos, médicos, enfermeiros e tudo o mais na saúde que se estabeleça esta situação caótica, não se sabe se o médico é particular, publico privado, só se sabe que a dignidade de quem paga seus impostos em dias tem que ver seu trabalho indo para a privada e se vê forçado a pagar um plano de saúde particular para poder receber o mesmo atendimento do mesmo médico que deveria estar atendendo no SUS!

     Engraçado é pensar que, cada vez mais se vê alunos se formando em medicina, o que antes era muito motivo de orgulho dos pais, mas, se forma para quê? Não tem vaga no publico porque os caciques da saúde estão ocupando, e não se tem como abrir uma clinica ou mesmo entrar com conveniado em um plano de saúde privado porque os caciques da saúde (os mesmos do publico) estão por lá também! É uma dança eterna que o Ministério Publico e a Policia Federal deveriam estar em cima, mais ainda, para mim, um não deveria trabalhar para o outro e vice-versa!

     Estendo mais ainda, o mesmo pode se dizer da educação, só que nela, em tese, um professor universitário publico (por exemplo) deveria dar aula somente para a faculdade que investiu em sua formação, o que não acontece. E para os professores dos níveis fundamentais se vê o mesmo.

     O que é uma pouca vergonha, os alunos da rede publica, estadual e federal serem coniventes com isso, e uma estupidez! Deixam de ter aulas porque o professor X tem horário na outra faculdade privado e/ou colégio!

     Depois entoam brigas demagogas por aumento de salário, para fazer o que? Sacanear mais ainda com um estado estudantil já falido? Cretinos os que sabem disto e defendo os “amigos” que tem este estilo de vida, por ser graças a eles que seus salários não melhoram.

     Sábia é a sabedoria popular que diz que se devem separar os frutos ruins dos bons, porque estes ruins acabam apodrecendo os outros por melhor que eles sejam! Sou a favor de um cadastro nacional destes profissionais, e de escala trabalhista ou ponto eletrônico. Para os que não estão querendo isto, a porta da exoneração é a serventia da casa!

     Para os familiares que nesta brincadeira dos médicos que tiveram suas vidas viradas do avesso, ou que sua saúde agravou ou mesmo levando ao estado fatal (morte), eles podem entrar na justiça contra estes médicos, basta ter algum documento que comprove que suas consultas foram remarcadas! Eu faria isso e levaria até as últimas consequências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário