terça-feira, 21 de setembro de 2010

São Paulo pegando fogo

     Antes de tudo, gostaria de agradecer a hospitalidade das pessoas as quais aceitaram a visita que fizemos de coração, ainda se vê a boa e velha hospitalidade nesse grande Brasil! Sincero obrigado!

     Agora, é bem verdade quando se diz que o Estado de São Paulo pega fogo, nestes dias que estive por lá, pude perceber que o clima de lá em bem parecido com o nosso, até a alta temperatura, porém, o que torna desagradável (no calor) é o clima ser seco. A falta de água no ar faz com que a região serrana fique seca, a grama e as arvores ficam mais suscetíveis a literalmente pegar fogo. Porém, existem outras queimadas que são as criminosas, que é quando aquele babaca que está fumando joga a porcaria do cigarro no gramado sem tê-lo apagado, logo, capim seco com fagulha acesa igual a fogo!

     Pude notar outras coisas também que me fazem gostar mais ainda de minha terra natal, calma, não que eu não gostaria de ficar em São Paulo (estado), mais, de minhas viagens por outros estados, o que mais notei foi que as pessoas em geral não dão valor ao que se tem, e acha que a terra da oportunidade é sempre para todos, o que não é.

     Tenho conhecidos que foram atrás deste sonho antigo, e como no passado, acabaram se dando mal, e outros que foram para o nada e hoje estão bem de vida! Quais as diferenças, simples, não podem esquecer que, apesar de toda a evolução ao qual a raça humana sofreu, no fundo, somos animais, e como animais primitivos, existem locais as quais nos adaptamos e outros não.

     Agora, o que tenho para esculachar com o povo do Pará é essa falta de bom senso que temos em achar que só o de fora é bom! Não é bem por aí, nossa Capital tem potencial de crescimento muito grande, coisa que outras não tem mais por já terem crescido demais. Temos um dos maiores reservatórios de água potável do Brasil, que é o país com o maior reservatório de água potável do planeta! Temos solos férteis, e com matéria prima de primeira, o que falta mesmo é um pouco do bom e velho orgulho de ser paraense.

     Apesar de ter ido para outras regiões e ter visto muitas coisas bonitas por lá, não trocaria ainda minha terra, e se o fizer, farei por opção e possibilidades, coisas que ainda sim, infelizmente, o Pará teima em não crescer.

OBS.:
     Em São Paulo, um dos agricultores em uma conversa paralela na hora do almoço, estava falando sobre as possibilidades que se tem neste Brasil, e o que um politico bem intencionado pode fazer por sua região, para provar seu argumento, ele falou do Ceará, que, em sua época de mocidade (já que ele é um senhor de mais de 60 anos), o que ele ouvia dizer de lá era que era pobre, seco e que nem capim crescia por lá.

     Hoje, de acordo com ele (e boa parte disso é verdade) o Ceará é um dos polos turísticos mais procurados do Brasil, um dos Estados mais avançados em tecnologia de ponta, tirando São Paulo (o que é bem verdade) e um dos maiores exportadores de comediantes do Brasil!

Já o Pará, ele bem sabe onde fica mais pouco sabe de nossa região, o que é uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário